Cícero Lucena registra conquista de alunos da Paraíba na Olimpíada de Matemática Fonte: Agência Senado
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (15), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) disse que a conquista da professora Jonilda Alves Ferreira e de seus alunos deve provocar uma reflexão sobre a educação no Brasil. Os alunos e a professora acompanhavam a sessão no momento do discurso do senador. Mais cedo, eles foram homenageados na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE)
No ano passado, 22 alunos de Paulista, município do interior da Paraíba com cerca de 12 mil habitantes, foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foram cinco medalhas de ouro, duas de prata, três de bronze e 12 menções honrosas.
O caso chamou a atenção da imprensa para os métodos "práticos" da professora Jonilda, responsável pelo desempenho da maioria desses estudantes, com idades entre 11 e 13 anos. A professora costuma levar os alunos para fora da sala de aula para ensinar matemática. Na pizzaria, ensina fração, e, no posto de gasolina, os alunos aprendem números decimais e regra de três.
Cícero contou que a escola fica em uma região sofrida, por conta da seca e da falta de investimento. No entanto, disse o senador, a professora e os alunos superaram as dificuldades com garra, esforço e competência e se destacaram nacionalmente. O senador acrescentou que “esses pequenos bravos” concorreram com alunos de todo o país, inclusive com aqueles que estudam em centros mais avançados, o que só aumenta o destaque da conquista. Para Cícero, essa vitória mostra uma importante lição sobre o avanço da qualidade da educação.
- As iniciativas pedagógicas da professora mostram que é possível fazer muito mais pelas crianças do Brasil. Os legisladores e a sociedade precisam refletir sobre essa conquista – disse o senador.
Cícero afirmou que é possível avançar na qualidade do ensino usando a criatividade. Ele ainda leu um texto da professora Jonilda em que ela afirma que “só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar”.
- Peço a Deus que exista, cada vez mais, jonildas por esse Brasil afora – concluiu o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
« Voltar