esgoto-sendo-despejado-no-rio-pirarara-1-

Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA

Relatório da Agência Nacional de Águas mostra que 27% da população brasileira não tem acesso a tratamento e coleta de esgoto, e tampouco fossa séptica.

Um em cada 4 brasileiros (27%) mora em residências desprovidas de coleta e tratamento de esgoto, e que tampouco possuem fossa séptica, informa um novo relatório relatório da Agência Nacional de Águas, divulgado neste domingo (24) . Dentre aqueles que têm o esgoto coletado, 18% não tem serviço de tratamento.

Além disso, apenas 14% das cidades brasileiras retiram pelo menos 60% de matéria orgânica da água, o mínimo exigido por resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Leia a matéria completa »

conselhao-michel-temer-2016-245

Denúncia contra Temer e reforma política dominarão semana no Congresso

Câmara pode concluir votação de PEC que acaba com coligações e cria cláusula de desempenho. Debate sobre denúncia deve ter início entre deputados; senadores discutirão fundo eleitoral.

A nova denúncia contra o presidente Michel Temer, oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR), e a análise de propostas da reforma política dominarão a semana no Congresso Nacional.

Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Mas o STF só poderá analisar a acusação se a Câmara dos Deputados autorizar.

A denúncia já está na Casa, desde a última quinta (21). Primeiro, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, pelo plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estima que o processo estará concluído em outubro. Leia a matéria completa »

selo_concursos

Concursos na Paraíba oferecem mais de 100 vagas de emprego

Confira detalhes dos editais publicados e prazos de inscrição.

Pelo menos cinco editais de concursos públicos e processos seletivos publicados por diversos órgãos oferecem 104 vagas de emprego em cargos de todos os níveis de escolaridade na Paraíba. Confira abaixo os detalhes de cada edital. Leia a matéria completa »

concurso

Planejamento prevê retomada dos concursos públicos a partir de 2019

De acordo com os número apresentados, quase 40% dos servidores públicos do Executivo Federal, aproximadamente 216 mil trabalhadores, devem se aposentar até 2027.

Se o crescimento da crise econômica foi um dos fatores responsáveis para a suspensão dos concursos no ano passado, novas vagas federais devem ser finalmente preenchidas em seleções por todo o Brasil. A previsão para abertura de novos certames é apenas para 2019, conforme informações do assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, ao G1. Leia a matéria completa »

secretario-joao-azevedo-deusdete-queiroga-e-o-deputado-estadual-jeova-campos_-_eixo_norte

Barragem de Tucutú, em Cabrobó, abre comportas e águas da Transposição se aproximam da PB

Este percurso das águas faz parte do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco que levará água para o Sertão da Paraíba.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, anunciou neste sábado (23) que as comportas da barragem de Tucutú, localizada em Cabrobó, em Pernambuco, já foram abertas e a água caminha até a segunda barragem, próxima à Estação de Bombeamento 2. Este percurso das águas faz parte do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco que levará água para o Sertão da Paraíba. Leia a matéria completa »

revista

Rocinha tem novos tiroteios, 9 presos e 18 fuzis apreendidos

General que comanda ação diz que ‘limpeza’ da comunidade depende de moradores. Outros confrontos foram registrados à tarde em várias comunidades.

O segundo dia de operação das forças armadas na Rocinha, Zona Sul do Rio, e em outros locais da cidade para onde bandidos que estavam na comunidade tentaram fugir terminou com 9 presos, 18 fuzis apreendidos e três mortos, além de um adolescente vítima de bala perdida.

Tiros voltaram a ser ouvidos no início da tarde deste sábado (23) na Rocinha. Quase mil militares estão na comunidade desde sexta-feira (22) para conter uma guerra entre traficantes rivais. Há relatos de que os criminosos fugiram para as mata. Também houve confronto em várias regiões do Rio.

O novo tiroteio na Rocinha ocorreu enquanto autoridades de segurança concediam entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para fazer um balanço das operações iniciadas devido à guerra de traficantes na Rocinha. Desde a madrugada, ações coordenadas efetuaram prisões e apreensões. Leia a matéria completa »

Presos têm pena reduzida por cada livro lido em cadeia de Princesa Isabel, PB

Quatro dias são reduzidos da pena do detento que ler um livro em até 30 dias e apresentar resenha crítica.

Os detentos da Cadeia Pública de Princesa Isabel, Sertão da Paraíba, vão ter quatro dias de pena reduzidos para cada livro lido em 30 dias, de acordo com o juiz da 1ª Vara Mista da Comarca de Princesa Isabel, Pedro Davi Alves de Vasconcelos. A decisão foi tomada na quinta-feira (20) e determina que no final do período uma resenha crítica seja apresentada para que a pena seja reduzida. Leia a matéria completa »

acude_de_boqueirao

Governador promete recorrer até onde for possível contra o racionamento em Campina Grande

“Eu vou recorrer até onde eu possa, eu e o governo que eu represento, para poder garantir ao povo de 19 cidades o direito de ter água”, disse Ricardo Coutinho.

O governador Ricardo Coutinho disse neste sábado (23) que vai recorrer até onde for possível contra o racionamento de água da cidade de Campina Grande e de 18 localidades abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Ricardo frisou ainda que a segurança hídrica do açude de Boqueirão não é mais a chuva e sim as águas do São Francisco e o lago de Itaparica em Pernambuco. Leia a matéria completa »

blindado

Apesar do cerco das Forças Federais, Rocinha tem novo tiroteio durante a madrugada deste sábado

Disparos foram ouvidos por volta de 4 horas. De acordo com o Centro de Operações, o túnel Zuzu Angel, que faz a ligação entre as zonas Sul e Oeste da cidade, chegou a ser interditado.

Embora Forças Federais estejam no segundo dia seguido de operação na Rocinha e após um breve período de aparente tranquilidade, foram registrados novos tiros na comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado (23). Disparos foram ouvidos por volta de 4 horas, segundo relatos de moradores, informou a Polícia Militar (PM).

De acordo com o Centro de Operações, o túnel Zuzu Angel, que faz a ligação entre as zonas Sul e Oeste da cidade, foi interditado nos dois sentidos por algumas horas. Leia a matéria completa »

macaxeira-1

Mulher colhe macaxeira de 20 kg na PB e diz que ‘não esperava ficar tão famosa’

Severina Augusta, agricultora de 53 anos, encontrou tubérculo no quintal em Alagoa Grande.

Uma agricultora de 53 anos, da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande – Agreste da Paraíba -, colheu uma macaxeira de mais de 20 kg e 90 cm de comprimento. A agricultora Maria Severina Augusta, conhecida por dona Lia, de 53 anos, disse que “não sabia que ia ficar tão famosa” com a macaxeira colhida na segunda-feira (18). Leia a matéria completa »