vacinacao3_andre_borges

Laboratório vai vender vacina hexavalente, em falta na rede privada no país

Vacinas hexavalente e pentavalente na forma acelular estão em falta para venda no país há pelo menos dois anos.

Desde o final de 2015, as vacinas hexavalente e pentavalente acelulares — que não fazem parte do Programa Nacional de Imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) — estão escassas na rede privada. O laboratório francês Sanofi Pasteur anunciou nesta quarta-feira (18) que passará a vender até o final deste mês a hexa, também chamada de sêxtupla acelular.

A hexacelular protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite provocada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, hepatite B e poliomielite. A pentavalente protege contra as mesmas doenças, exceto poliomielite. Leia a matéria completa »

biblioteca

UFPB sobe no ranking e entra no ‘top 100′ das universidades da América Latina

UFPB ficou em 98º lugar na América Latina em 2018, subindo 15 posições em relação a 2017. UFCG ficou na 138ª posição e UEPB entre as 251ª e 300ª colocações.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) subiu no ranking das melhores universidades e entrou no “top 100” das instituições da América Latina. O ranking QS da América Latina edição 2018 foi divulgado nesta segunda-feira (16).

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ficou na 138ª colocação. A posição exata da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) não foi divulgada. A QS apenas informou que a instituição ficou entre as 251ª e 300ª colocações. Leia a matéria completa »

Temer

CCJ tenta concluir nesta quarta debate da denúncia contra Temer para votar em seguida

Discussão começou nesta terça, e 47 deputados já se pronunciaram, dos quais 35 contra Temer e 12, a favor. Parecer do relator, Bonifácio Andrada, recomenda rejeição da denúncia.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retomará nesta quarta-feira (18) a discussão sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

O debate começou nesta terça (17) e, ao todo, 47 deputados já se pronunciaram, dos quais 35 contra o presidente e 12, a favor. Para esta quarta estão previstos os discursos de mais 9 deputados (outros parlamentares ainda podem se inscrever). Leia a matéria completa »

Aecio_neves

Senado derruba afastamento parlamentar de Aécio Neves imposto pelo STF

Antes da votação, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que visitou Aécio nesta terça-feira (17), também defendeu o parlamentar mineiro.

O plenário do Senado decidiu reverter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, pôs fim ao afastamento parlamentar do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que havia sido imposto pelos ministros da Corte no último dia 26.

Com os votos de 44 senadores contra a manutenção das medidas cautelares e de 26 favoráveis, os parlamentares impediram o afastamento de Aécio, o seu recolhimento domiciliar noturno e reverteram a obrigação de entregar o passaporte. Não foram registradas abstenções. Leia a matéria completa »

senado1700

Senado deve decidir nesta terça-feira se mantém afastamento de Aécio Neves

Primeira Turma do STF o afastou do mandato, mas Corte definiu que Senado pode rever decisão. 42% dos senadores não revelaram posição, segundo levantamento do G1.

O Senado deve decidir nesta terça-feira (17) se Aécio Neves (PSDB-MG) vai continuar afastado do mandato e proibido de sair de casa à noite. A votação das medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ao parlamentar mineiro está prevista para iniciar à tarde, mas deve se estender até o período da noite.

Levantamento do G1 indica que 42% dos senadores se dizem indecisos ou não querem se posicionar antecipadamente em relação ao assunto. Leia a matéria completa »

marisa-132a2706-credito-marcelo-brandt-g1

Terapia genética para o câncer deve chegar ao Brasil em 2018

Salto estratégico na oncologia, a terapia capaz de ensinar células do sistema imune a lutar contra o tumor deve chegar ao país no ano que vem. Hospital em São Paulo já prepara infraestrutura.

A estratégia de editar geneticamente nossas células de defesa para que elas “aprendam” a combater o câncer parece não estar tão longe do alcance dos brasileiros. Aprovada nos Estados Unidos comercialmente no final de agosto, a terapia que promete ser um salto importante na oncologia está na mira de vários centros no país e um deles reuniu condições para trazer a terapia no ano que vem — depois de levar pacientes brasileiros para instituições de excelência fora do país. Leia a matéria completa »

OIT

OIT expressa preocupação por decreto sobre trabalho escravo no Brasil

‘Brasil deixa de ser referência internacional no combate à escravidão’, diz representante da organização no país.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) manifestou “preocupação” pelas mudanças em torno da definição e da fiscalização contra o trabalho escravo no Brasil, informou Antônio Rosa, representante da entidade em Brasília.

“O Brasil, a partir de hoje, deixa de ser referência no combate à escravidão que estava sendo na comunidade internacional”, disse Rosa, que é coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Escravo da OIT no país.

Nesta segunda-feira (16), o Ministério do Trabalho divulgou um decreto que modifica a definição de trabalho escravo e deixa nas mãos do ministro a inclusão de empresas na chamada “lista suja”, que engloba aqueles que desrespeitam os direitos trabalhistas. Leia a matéria completa »

Acidente

Professor e criança morrem em acidente na BR-412, no Cariri da Paraíba

Acidente aconteceu entre as cidades de São João do Cariri e Boa Vista.

Um professor e uma criança de 7 anos morreram na noite desta segunda-feira (16) após um acidente de carro, no Cariri da Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na BR-412, entre as cidades de São João do Cariri e Boa Vista.

Outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Segundo a assessoria da unidade hospitalar, uma paciente deu entrada com fratura exposta e vai ser encaminhada para o centro cirúrgico. Leia a matéria completa »

Policia

Bandidos jogam na rua R$ 14 mil em dinheiro durante tentativa de fuga da polícia

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos escaparam para uma casa em Cidade Verde para repartir o dinheiro roubado.

Dois homens roubaram o dono de um posto de combustível na manhã desta segunda-feira (16) na Av. Josefa Taveira, em Mangabeira, bairro de João Pessoa. A vítima entrava numa agência bancária quando os dois suspeitos em uma moto realizaram o furto.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos escaparam para uma casa em Cidade Verde para repartir o dinheiro roubado. Leia a matéria completa »

praca

Mártires de Cunhaú e Uruaçu são declarados santos

Canonização foi realizada pelo Papa Francisco na manhã deste domingo (15), no Vaticano. Lotada, Praça de São Pedro recebeu cerca de 50 mil pessoas.

Foram declarados santos, na manhã deste domingo (15), no Vaticano, os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu – massacrados em terras potiguares no ano de 1645. A cerimônia de canonização foi presidida pelo Papa Francisco, contou com 450 concelebrantes e foi acompanhada por aproximadamente 50 mil pessoas, que lotaram a Praça de São Pedro.

A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, grupo da Fundação José Augusto, participou da cerimônia. O coro, regido pelo monsenhor Pedro Ferreira, apresentou cantos sacros antes e após a anunciação dos 30 novos santos. Leia a matéria completa »